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CIBER RESILIÊNCIA

As organizações estão mais dependentes do que nunca das suas soluções digitais, o que significa que os incidentes cibernéticos inesperados podem ter consequências imediatas e graves. Estar preparado é fundamental, especialmente porque a cibercriminalidade está a aumentar. É necessário planear antecipadamente uma crise cibernética e garantir que se dispõe da estrutura de resposta e apoio necessários para manter as operações em funcionamento. O Bureau Veritas oferece uma vasta gama de serviços de gestão de crises cibernéticas e de resiliência cibernética, prestados em parceria com a Secura, uma empresa do Bureau Veritas.

COMO SE PREPARAR PARA UM CRISE CIBERNÉTICA?

Para dar uma resposta eficaz a um grande ataque informático é necessário um planeamento cuidadoso e processos praticados. É necessário garantir que as equipas estão preparadas para uma crise, que pode incluir um ataque de ransomware ou outro incidente cibernético.

Os principais passos para o sucesso incluem:

  • Garantir que o pessoal sénior conhece as suas próprias funções e responsabilidades em caso de crise.
  • Identificar e corrigir as vulnerabilidades cibernéticas
  • Estabelecer um quadro de gestão de crises, juntamente com planos de crise de apoio, manuais de cibersegurança e procedimentos de apoio
  • Assegurar que a organização pode continuar as actividades críticas em caso de crise
  • Praticar regularmente a resposta a um ciberataque através de simulações de cibercrises

O QUE DEVEMOS FAZER DURANTE UMA CRISE CIBERNÉTICA?


As ações imediatas e os processos de tomada de decisão para atenuar os danos durante um incidente cibernético incluem a identificação e a correção das suas vulnerabilidades cibernéticas. 

QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DOS SERVIÇOS DE GESTÃO DE CRISES CIBERNÉTICAS E DE RESILIÊNCIA?

  • Identificar riscos e vulnerabilidades em toda a empresa
  • Antecipar e responder à evolução das ameaças
  • Manter as operações vitais no caso de um incidente cibernético
  • Praticar a resposta a uma crise cibernética
  • Confirmar funções e responsabilidades em caso de cibercrise
  • Ajudar a cumprir os novos regulamentos da UE em matéria de cibersegurança, como o NIS2 e o DORA, bem como os regulamentos FCA/PRA sobre resiliência operacional no Reino Unido

Como é que o Bureau Veritas o pode ajudar a melhorar a resiliência e a gestão de crises cibernéticas?

  • SERVIÇOS PARA A GESTÃO DE CRISES CIBERNÉTICAS

    Os nossos serviços de consultoria ajudam-no a conceber e a implementar quadros, planos, manuais e procedimentos de gestão de crises cibernéticas, retirando ensinamentos de quaisquer incidentes cibernéticos que tenha vivido. Ajudamos os clientes a:

    • Compreender o grau de maturidade do seu quadro de gestão de crises e o que precisa de ser melhorado para se alinhar com as normas internacionais, através de uma avaliação de maturidade.
    • Desenvolver um quadro integrado de gestão de crises cibernéticas, alinhado com as normas internacionais de crises e as melhores práticas, incluindo a ISO 22361.
    • Criar um plano de resposta a crises e uma carteira de crises, para não ser apanhado de surpresa por uma grande crise cibernética.
    • Identifique as principais métricas e parâmetros de referência para avaliar eficazmente a ciber-resiliência da sua organização.
    • Assegurar que o pessoal dispõe das informações e dos conhecimentos necessários sobre a gestão de cibercrises, incluindo as normas internacionais em matéria de crises.
    • Gerir a resposta a crises, com apoio eficaz e rápido de especialistas em resposta a incidentes.
    • Aprender com os incidentes através de uma análise das lições aprendidas e identificar recomendações para melhorias futuras.
  • SERVIÇOS DE RESILIÊNCIA OPERACIONAL

    Um programa de resiliência operacional garantirá que dispõe das ferramentas necessárias para antecipar e responder a ameaças em evolução e cumprir os regulamentos do Reino Unido e da UE sobre resiliência operacional, como o DORA.

    Uma das formas de o fazermos é através do teste de tolerância ao impacto cibernético. Os nossos especialistas analisarão as suas aplicações críticas, criarão cenários e fornecerão um relatório de resultados para ajudar a melhorar a resiliência dos seus serviços empresariais críticos.

  • GESTÃO DA CONTINUIDADE DO NEGÓCIO

    A nossa equipa oferece apoio na conceção de um Sistema de Gestão da Continuidade das Actividades (BCMS) para cumprir a norma internacional ISO 22301:2019.

    • Obtenha uma visão completa dos serviços da sua organização e dos recursos necessários para garantir que as suas actividades críticas possam continuar em caso de perturbação.
    • Ter planos experimentados e testados que detalham as estratégias de recuperação disponíveis para o seu pessoal para o ajudar a continuar as funções críticas da empresa.
    • Assegure-se de que as suas medidas de cibersegurança estão perfeitamente integradas nos seus planos de continuidade da atividade.


    As principais etapas incluem normalmente uma revisão da maturidade do seu atual sistema de gestão da continuidade das actividades e uma análise do impacto nas actividades, antes de desenvolver planos de continuidade das actividades e estratégias de recuperação.

  • EXERCÍCIOS DE FORMAÇÃO PARA CRISES CIBERNÉTICAS

    As nossas soluções cobrem as necessidades individuais de todos os grupos-alvo, utilizando uma variedade de exercícios diferentes. Também oferecemos exercícios criados especialmente para sistemas OT.

    Obtenha informações sobre as capacidades de resposta a crises da sua organização.

    Dê ao seu pessoal a oportunidade de pôr em prática os seus planos, para que possam testá-los.

    Aceda à nossa lista de verificação abrangente para garantir que as suas simulações de crise abrangem todos os cenários e respostas necessários.

Precisa de mais informações para melhorar a gestão de crises e a ciber-resiliência da sua empresa?
 

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